Instituto Pensar - Rossi vai em busca de dissidentes do PSL, enquanto aliados acionam suas bases

Rossi vai em busca de dissidentes do PSL, enquanto aliados acionam suas bases

por: Nathalia Bignon 


Deputado Baleia Rossi em ato de sua campanha ? (Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

A uma semana da eleição da presidência da Câmara, coordenadores da campanha de Baleia Rossi (MDB-SP) vêm articulando nos bastidores formas de atrair integrantes do PSL de volta ao bloco que dá sustentação à candidatura do deputado.

A estratégia, divulgada pela CNN Brasil, é só apresentar a lista com assinaturas da maioria dos integrantes da bancada na véspera da eleição, prevista para a próxima segunda-feira (1º), a fim de evitar que o grupo adversário volte a reverter posicionamentos.

Leia também: Baleia Rossi: "impeachment é prerrogativa do Parlamento?

A articulação do grupo de Baleia começou na última sexta-feira (22), um dia após Arthur Lira (PP-AL), candidato de Jair Bolsonaro (sem partido), conseguir maioria na bancada para levar o PSL para o seu bloco.

Adesão do PSL

A articulação pró-Baleia Rossi conta com a participação direta do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), principais coordenadores da campanha ao comando da Casa.

Leia também: Bolsonaro vai distribuir 500 cargos para atrair apoio a Arthur Lira

PSL tem sido bastante cobiçado por ter uma das maiores bancadas da Casa. O grupo que conseguir o apoio do partido deve formalizar o maior bloco, o que garante a maioria dos cargos da Mesa Diretora.

Na noite desta segunda, Baleia Rossi confirmou que participará do programa Roda Viva. Na linha de seu aliado, Arthur Lira recusou o convite feito pela equipe da TV Cultura.

Aliados de Rossi articulam em suas bases

Desde a última sexta, parlamentares também iniciaram uma campanha a favor de Rossi nas redes sociais e também em suas bases para reforçar a importância do candidato na atual conjuntura política.

"Estamos a uma semana de uma decisão importante para o futuro do Brasil: a eleição da Mesa Diretora da Câmara. Em defesa de um parlamento livre e independente, anuncio meu voto no Deputado Baleia Rossi. Apoiar um aliado de Jair Bolsonaro é impensável!?, declarou nesta segunda-feira (25) Denis Bezerra (PSB-CE).

O líder do partido na Casa, Alessandro Molon (RJ), tem feito o corpo a corpo junto aos deputados do PSB e de outros partidos para convencê-los a votar em Baleia Rossi.

"O Congresso reafirma sua importância em defesa da democracia. O PSB se orgulha de formar, junto com outros 11 partidos, a União da Democracia e da Liberdade para derrotar Bolsonaro na eleição da presidência da Câmara?, disse Molon.

Também nesta segunda, parlamentares da Bancada do PT que coordenam Frentes Parlamentares em Defesa da Educação Pública e representantes de entidades educacionais entregaram a Carta da Educação a Rossi.

"Sabemos da importância da presidência da Câmara, sabemos que depende muito do presidente a pauta dos projetos que são votados no plenário. Por isso deputado Baleia, o País precisa que a presidência da Casa priorize a educação pública?, disse Rosa Neide (PT-MT), coordenadora do evento.

Líder da Minoria no Congresso Nacional, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) reuniu dirigentes municipais e reiterou aposta em Rossi. "Bancada paulista do PT, prefeitos e Luís Marinho do PT-SP se reúnem com Baleia Rossi. Juntos vamos derrotar o candidato de Bolsonaro!?.

No Maranhão, o encontro com Rossi reuniu parlamentares e o governador do estado, Flávio Dino (PCdoB), que declaram apoio ao medebista.

"Participei hoje da recepção ao deputado Baleia Rossi pelo governador Flávio Dino. Baleia é o candidato a presidente da Câmara dos Deputados, apoiado por nossa bancada do PCdoB na Câmara. Momento importante de reafirmação do nosso compromisso com a democracia?, declarou o deputado federal Márcio Jerry, acompanhado também do socialista Bira do Pindaré (PSB-MA).

No sábado, a deputada Tabata Amaral (PDT-SP) também declarou seu voto em Rossi. "Estamos juntos, Baleia Rossi! Aprovamos na MP da Vacina a minha emenda que inclui os profissionais da educação, mas enquanto ela não for votada no Senado, precisamos cobrar o governo para que coloque esses profissionais no grupo prioritário da vacina!?.

Rossi é favorito na disputa, diz Maia

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (25), Rodrigo Maia afirmou que Baleia Rossi continua sendo o favorito na disputa. Segundo o presidente da Câmara, o emedebista terá cerca de 230 votos no primeiro turno e deve conseguir se eleger no segundo turno da disputa.

"Nossas projeções caminham para um segundo turno, onde Baleia termina o primeiro turno em primeiro lugar. Acho que hoje, pelas nossas projeções, Baleia já passou a ser favorito?, destacou.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: